BARRAS E BANNERS

BARRAS E BANNERS
BEM VINDOS

quinta-feira, 24 de novembro de 2016

*** CRIAR BANNERS COM FORMATO GIFS ***














A WebStore permite que você use banners em formato
 gif animado. O gif animado é um tipo de arquivo em que você pode exibir mais de uma imagem, 
repetidamente, usando apenas um arquivo. 
O gif animado ainda permite escolher o tempo para mudar entre uma imagem e outra, assim como se você estivesse vendo um álbum de fotos num slide show.
A imagem abaixo é um arquivo gif animado com 3 imagens dentro dele:

Vantagem de usar gif animado


O formato gif animado é um dos mais tradicionais na internet e tem ampla compatibilidade com navegadores. Isto significa que, caso seus clientes estiverem acessando o site a partir de computadores ou máquinas antigas, desatualizadas ou com outras restrições para exibição de imagens, os banners serão vistos da mesma maneira.
O mesmo não acontece com o formato de arquivo Flash, que os clientes podem não conseguir ver caso estejam acessando sua loja com um computador desatualizado (sem a versão de Flash adequada para ver os banners) ou em certos tipos de aparelhos que não podem exibir arquivos Flash de qualquer versão, como iPhones ou iPads - que estão cada vez mais populares.
Por isso recomendamos que você use o formato gif animado se deseja exibir mais de um banner no mesmo arquivo e fazer pequenas animações.

Como criar um gif animado

Você vai precisar de
• Editor de imagens no computador ou na internet: Paint, Photoshop, Gimp, Fireworks, Corel Photopaint, Pixlr (site: http://pixlr.com/editor/), até mesmo editor de fotos da sua câmera digital ou algum outro programa que você saiba usar
• Editor de imagens para salvar o arquivo final em gif animado: Flash, Photoshop, unFreez ou algum outro que você conheça e saiba usar

Right-arrow-32.png Primeiro crie os banners:
O primeiro passo é criar cada imagem que você vai usar gif animado. A imagem já deve ser criada com o tamanho que você quer usar. Nos temas Clássico e Moderno da WebStore, o limite de tamanho do banner é 974px de largura e 120px de altura.

Dicas importantes:
• Você pode salvar um arquivo em formato gif com transparência (assim a cor ou imagem do fundo do site vai aparecer atrás do banner)
• Dependendo do programa que você usar, o arquivo de cada imagem poderá estar em outros formatos (ex.: png, jpg, bmp, tiff), mas alguns só conseguirão importar o formato gif.

Right-arrow-32.png Monte o gif animado
A Locaweb não desenvolve nenhum programa para editar imagens, por isso as dicas apresentadas aqui não fazem parte do nosso atendimento de suporte técnico. No entanto, conhecemos algumas ferramentas que podem ajudá-lo e vamos passar dicas para usá-las.

Unfreez
É uma das ferramentas mais simples para gerar gif animados. Você pode baixá-lo gratuitamente na internet: http://www.whitsoftdev.com/files/unfreez.zip
Imagem unfreez.png

1 - Descompacte o arquivo unfreez.zip em uma pasta do computador
2 - Abra o arquivo chamado UnFREEz (clique duas vezes no ícone)
3 - Abra a pasta onde estão os seus arquivos de banner (o UnFREEz só aceita formato gif)
4 - Clique no arquivo da pasta e arraste para a janela branca do UnFREEz
5 - Repita isso com cada arquivo que você quer colocar dentro do gif animado
6 - Selecione o tempo para trocar de imagem no campo "Frame delay" (recomendamos usar 300cs)
7 - Clique no botão '"Make animated GIF"
8 - De um nome para o arquivo gif animado e finalize a criação do arquivo.